sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Como eles pensam


Ouça os dois lados, os dois mais fortes concorrentes. Não basta. Isso não será suficiente para ajudar a prever qual será o resultado do enfrentamento político de outubro. Não há previsão. Não há certezas. Não há vidente que acerte. Eleição se decide nas urnas.

Digo isso porque se formos pelo que dizem as pesquisas, não há dúvidas. Todas apontam que Marconi Perillo será o vencedor, talvez em primeiro turno. Entretanto, pesquisas não dizem tudo. Em Goiás, Marconi virou em 1998. Era um desconhecido. Apresentou-se como alternativa, enfrentou Iris Rezende, superou as expectativas dos ques não acreditavam. Venceu. Em 2006, a história se repetiu com seu sucessor. Alcides Rodrigues foi eleito.

Ultimamente, tenho me preocupado muito mais em ouvir do que em falar. Assim ganho muito, e muito me acrescenta. Nem sempre as fontes oficiais são as melhores. Há quase um mês, sentei ao lado do meu carona enquanto esperávamos o momento da partida. Muito experiente com campanhas, ele me dizia que a eleição é de Iris.

A fonte me contou que o presidente Lula encomendou uma pesquisa no início do pleito em que Iris aparecia como favorito a ganhar a eleição. Ele me disse que numa disputa eleitoral, a primeira pessoa a quem você precisa convencer é você mesmo. Só assim conseguirá convencer os outros da escolha que deseja que eles façam.

O rapaz me disse ainda que sente a energia da população em cada cidade que passa, onde o ex-prefeito de Goiânia é sempre recebido com alegria. Ele não acredita nos dados das pesquisas divulgadas pela imprensa. Prefere acreditar na de Lula. E não tem dúvidas de que Lula será uma peça fundamental para ajudar Iris a angariar votos.

Fiquei impressionado com a análise política dele. Realmente mostrou sabedoria. A situação deixou claro para mim o quando o tabuleiro político é altamente instável. Em eleições, não há garantias de vitória.

Quando encerrávamos a conversa, ele me perguntou se havia ficado boquiaberto com o que me contou. Ao responder afirmativamente à pergunta, ele me disse: "Thiago, tudo o que digo, é porque estou dentro da cabeça dos líderes. É assim que eles pensam!".

Apesar de me impressionar com a excelência da análise sobre o quadro eleitoral, ele tocou em algo excêntrico. E foi assim que logo conclui que, da mesma forma que Iris e seus correligionários estão certos de que as urnas estarão a seu favor, assim também marconistas e vanderlistas devem acreditar piamente na própria vitória. Se perguntarmos, cada um dará mil explicações apontando suas certezas. Porque é assim que eles pensam. Convencem-se a si mesmos, enquanto as dúvidas e incertezas permanecem na sombra, como se não existissem. E é por isso que quando o barco vira e as previsões não se confirmam, o choque os derruba subtamente.

Um comentário:

  1. É, agora só dia 31 pra vermos no que isso vai dar, juntamente com a presidência.

    ResponderExcluir